Mais de um ano após sua sanção, a Lei 14.852/2024 será tema de keynote apresentado por Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ, que discutirá a trajetória, os impactos e os próximos passos para o setor
Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, Salvador recebe a 14ª edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2025), o maior e mais duradouro evento da América Latina dedicado à pesquisa, desenvolvimento e mercado de jogos eletrônicos. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o simpósio reúne anualmente pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes da indústria para debater desde programação e artes até negócios e políticas públicas, além de exibir produções nacionais de destaque.
Nesta edição, um dos pontos centrais será o Marco Legal dos Games. Mais de um ano após a sanção da Lei Federal 14.852/2024, que reconheceu oficialmente a criação de jogos eletrônicos como atividade econômica no Brasil, o tema ganha espaço de destaque entre os keynotes do evento.
O presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ), Márcio Filho, especialista em games e sociedade, com mais de 20 anos de atuação no setor, e articulador do Marco Legal dos Games, foi convidado para ser um dos palestrantes-chave (Keynote) do evento, com a palestra “Antes e Depois do Marco Legal dos Games”, em que vai apresentar a trajetória da lei, seus impactos imediatos e os próximos passos para o setor. A ACJOGOS-RJ reúne mais de 80 estúdios e cerca de 4 mil trabalhadores diretos e indiretos no estado, consolidando um dos ecossistemas mais ativos do país.
“A construção do Marco Legal dos Games foi de muitas mãos, mentes e corações. Poder recontar como construímos uma das mais avançadas leis do mundo no setor para uma plateia tão qualificada vai ser uma oportunidade única de continuarmos a expandir o setor de jogos eletrônicos no país e encontrarmos novas oportunidades no caminho. Do estudante ao profissional, tudo muda com a Lei Federal 14852/2024, e precisamos estar todos atentos à lei que regulamenta nossa atividade”, afirma Filho.
O debate vai explorar o caminho percorrido até o reconhecimento da criação de jogos eletrônicos como atividade econômica no Brasil, uma conquista que aconteceu apenas 40 anos após o lançamento do primeiro jogo nacional. Além disso, também serão abordados os bastidores e desafios do processo de aprovação da lei, além de destacar o que muda com sua implementação e os horizontes que se abrem para a indústria a partir de um dos textos regulatórios mais avançados do setor no mundo.
Além da palestra sobre o Marco Legal, o SBGames 2025 contará com trilhas acadêmicas, mesas-redondas, competições e mostras artísticas, reafirmando seu papel como o principal espaço de integração entre pesquisa, mercado e cultura digital no Brasil.
Serviço
Evento: SBGames 2025 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Data: 30 de setembro a 3 de outubro de 2025
Local: Salvador (BA)
Mais informações: sbgames.org/sbgames2025